Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2675
Título: Análise de sistema de custo da companhia de água e esgoto do estado de Ceará - Cagece.
Autor(es): Santo, Regina Sousa Do Espírito
Palavras-chave: Sistema de custo
Métodos de custeio
GAGECE
Data do documento: 2021
Citação: SANTO, R. S. E. (2021)
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o sistema de custo da Companhia de Agua e Esgoto do Estado de Ceará (CAGECE). Para tanto, a metodologia da pesquisa utilizada classifica-se como qualitativa exploratória, tratando-se de um estudo de caso com dados coletados mediante análise documental e pesquisa bibliográfica. Na revisão teórica foram abordados os tópicos que subsidiarão o entendimento da pesquisa, iniciando por sistema de custo e os métodos de custeios, e posteriormente fazendo uma explanação sobre o processo de produção da Companhia de Água e Esgoto pelo Estado de Ceará (CAGECE). Fez-se a elaboração do relatório cruzado com análise interpretativa das informações, e observou-se que, durante a pesquisa foi possível analisar o sistema de custos da referida companhia, baseando em algumas teorias e principalmente, em documentos internos da CAGECE referentes aos últimos três anos 2017, 2018 e 2019, documentos estes, que servira de alicerce para o desenvolvimento da pesquisa. Em suma, nos resultados e discussões desta pesquisa, salientou-se que o sistema de custo auxilia na gestão da CAGECE fornecendo informações de custos de forma eficiente aos gestores. Observou-se ainda que o sistema de custos da CAGECE é um sistema composto por vários subsistemas, todos interligados através da ERP (planejamento de recursos empresariais) que consiste em integrar todos os dados e processos de uma organização.
Descrição: SANTO, Regina Sousa Do Espírito. Análise de sistema de custo da companhia de água e esgoto do estado de Ceará - Cagece. 73 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceará, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2675
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGINA SOUSA DO ESPÍRITO SANTO Mono.pdf2021_mono_rsesanto.pdf.1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.