Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2685
Título: Práticas culturais de matriz africana em Fortaleza: sociabilidades e resistências do pós abolição até a contemporaneidade
Autor(es): Costa, Fabiola De Freitas Paiva
Palavras-chave: Resistências culturais
Matriz africana
Estigmatização
Racismo religioso
Pós - abolição
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, F. F. P. (2021)
Resumo: O presente trabalho busca investigar as resistências culturais de matriz africana, na cidade de Fortaleza, que, no decorrer da sua história, sob o olhar de uma elite intelectual, não obtiveram a devida importância nos registros históricos da constituição da capital do Ceará, por esse motivo, invisibilizando tais práticas, gerando a estigmatização e o racismo religioso contra as religiões afro-brasileiras e seus rituais. Para tanto, utilizamos como fulcro teórico as obras dos pensadores: Marques (2008; 2009), Martins (2014), Barboza (2018) e Sobrinho (2011), que muito contribuíram no processo do conhecimento histórico sobre a resistência da cultura afro-brasileira em Fortaleza do século XIX, até a contemporaneidade. Para compreendermos as manifestações culturais de resistência, na atualidade, debruçamo-nos sobre as pesquisas de Pereira (2012), Araújo (2015), dentre outras obras citadas nesta pesquisa, para compor o entendimento acerca do racismo religioso ainda presente em nossos dias. Portanto, pesquisamos neste trabalho as manifestações culturais que ainda resistem em Fortaleza desde o Período Pós-Abolição, tais como o Maracatu, o Samba e a Festa de Iemanjá.
Descrição: COSTA, Fabiola De Freitas Paiva. Práticas culturais de matriz africana em Fortaleza: sociabilidades e resistências do pós abolição até a contemporaneidade. 31 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2685
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIOLA DE FREITAS PAIVA COSTA Projeto.pdf2020_proj_ffpcosta.pdf.478,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.