Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2695
Título: Análise da política externa da Guiné-Bissau na CEDEAO (2012-2021)
Autor(es): Indi, Nicandro Oquete
Palavras-chave: África - Integração econômica
Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental
Guiné-Bissau - Integração econômica - 2012-2021
Data do documento: 2-Fev-2022
Citação: INDI, N. O. (2022)
Resumo: A CEDEAO é um espaço vital para a Guiné-Bissau, pois é uma comunidade que tem familiarizado na procura de soluções para problemas políticos do país. Sendo assim, A CEDEAO é um espaço importante para o exercício da política externa de Guiné-Bissau. Este trabalho começa tomando a Guiné-Bissau como uma agência política. As abordagens aqui apresentadas buscam responder a questão quais questões marcam a atuação da Guiné-Bissau na CEDEAO (2012-2021). Com base nesta pergunta, objetiva-se analisar a atuação da política externa da Guiné-Bissau na CEDEAO (2012-2021). Teoricamente, este trabalho se orienta pelo aporte analítico dos “jogos de dois níveis”, proposto por Putnam (2010). Além disso, foi utilizado o arcabouço teórico de política externa de Estados periféricos, vista o posicionamento periférico de Guiné-Bissau, que tem maior dependência de ajuda externa. Metodologicamente, esta pesquisa utiliza baseia-se na revisão de literatura combinada com analise de conteúdo. Considera-se primeiramente que a política da Guiné-Bissau na CEDEAO atua na defesa dos condicionantes internos, especialmente os de caráter político. A atuação da Guiné-Bissau na CEDEA coloca em segundo plano as instruções da constituição da república, propondo e facilitando a influência de atores internos ao organismo sub-regional, procurando assim assegurar na organização para manter a segurança governativa. Neste sentido, a CEDEAO tornou-se um instrumento fundamental na resolução das crises políticas no país. Por fim, nota-se que a atuação da política da Guiné-Bissau na CEDEAO tem posto desafios à construção de consensos internos, valorizando as decisões externas.
Descrição: INDI, Nicandro Oquete. Análise da política externa da Guiné-Bissau na CEDEAO (2012-2021). 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2695
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_nicandroindi.pdf2022_mono_nicandroindi.pdf573,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.