Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2704
Título: Jogos pedagógicos sobre os manguezais: uma proposta lúdica de educação ambiental
Autor(es): Freitas, Camila dos Santos
Palavras-chave: Ecologia dos manguezais - São Francisco do Conde (BA)
Educação ambiental - São Francisco do Conde (BA)
Jogos educativos - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 7-Fev-2022
Citação: FREITAS, C. S. (2022)
Resumo: A realidade dos alunos da cidade de São Francisco do Conde/ BA é permeada pela presença dos Manguezais que contornam a Baía de Todos os Santos e fazem parte do litoral da cidade, sendo o sustentáculo, econômico, social e cultural de uma grande cadeia produtiva local da região do Recôncavo da Bahia. Partindo da problemática que muitas vezes quando falamos de sustentabilidade ambiental é necessário “CONHECER PARA PRESERVAR”, a produção dos jogos visa aproximar conceito, conteúdos e reflexões sobre o Bioma dos Manguezais a fim de propor mudanças de condutas e criticidades sobre as ações cotidianas dos alunatos e das comunidades, a proposta do estudo emerge da carência de materiais pedagógicos lúdicos e contextualizados pelos locais e pelas realidades para intermediar e facilitar a compreensão de conceitos ambientais, tais como: diversidades biológicas e manejo de resíduos e lixos, por meio da produção de dois jogos: Jogo da memória das Diversidades e Lince dos Lixos. Este estudo descreve as motivações, abordagens e objetivos que sustentam as práticas dos jogos como uma metodologia pedagógica ativa e efetiva para intermediar e facilitar entendimentos complexos de diversas variáveis e interferências, como o que acontece no Bioma dos Manguezais. Os jogos foram produzidos para intermediar aulas principalmente dos 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II e para serem inicialmente aplicados no Colégio Estadual Martinho Salles Brasil e no Instituto Municipal Luiz Viana Neto, ambas instituições da cidade de São Francisco do Conde/ BA. No entanto, devido a suspensão das aulas presenciais a fim de conter a propagação da pandemia COVID-19, a aplicação e avaliação dos jogos ficaram previstas para quando houver o retorno das aulas presenciais.
Descrição: FREITAS, Camila dos Santos. Jogos pedagógicos sobre os manguezais: uma proposta lúdica de educação ambiental. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é 10!”) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2704
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_camilafreitas.pdf2022_mono_camilafreitas.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.