Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2708
Título: Críticas trans ao cis-tema educacional: uma revisão das produções teóricas brasileiras
Autor(es): Monteiro, Anne Alencar
Palavras-chave: Pessoas transgênero - Educação - Brasil
Transfobia - Brasil
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: MONTEIRO, A. A. (2022)
Resumo: O presente artigo refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Pós-Graduações stricto sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), vinculado ao Instituto de Educação a Distância (IEAD), pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo de São Francisco do Conde/Bahia, intitulado “Críticas Trans ao Cis-tema Educacional: uma revisão das produções teóricas brasileiras”, cujo escopo é analisar as produções teóricas de autores e autoras trans brasileiras sobre educação e transgeneridade, por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Assim, foram selecionados 12 trabalhos que abordam a temática proposta. A partir da análise desse material foi possível identificar eixos temáticos que se articulam entre as narrativas e experiências de estudantes, professoras e professores trans e travestis; o imbricamento entre o movimento político de pessoas trans e travestis e o sistema educacional brasileiro e aspectos gerais sobre transgeneridade no ambiente escolar. Com base nessa análise, conclui-se que há uma produção de saber que está apoiada em uma perspectiva trans que reflete criticamente a educação no Brasil. Fica evidente nessas produções que os espaços educacionais precisam aprimorar as questões relativas a igualdade de gênero e diversidade sexual para combater a transfobia.
Descrição: MONTEIRO, Anne Alencar. Críticas trans ao cis-tema educacional: uma revisão das produções teóricas brasileiras. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2708
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_annemonteiro.pdf2022_arti_annemonteiro.pdf223,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.