Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2712
Título: A masculinidade positiva como ferramenta de promoção da igualdade de gênero e combate ao machismo
Autor(es): Dias, Danival Pereira
Palavras-chave: Identidade de gênero
Igualdade
Machismo
Masculinidade
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: DIAS, D. P. (2022)
Resumo: Pretende o presente artigo, discutir a importância da masculinidade positiva para a existência de um mundo mais equânime, seguro, dotado de igualdade de gênero e consequentemente antimachista, provido de respeito e diversidade, lastreado pelos Direitos Humanos. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, trazendo à tona posicionamentos de teóricos sobre o tema, tais como Berth (2019), Bourdieu (2005), Connell (2013), Machado (2016), Medrado (2008), Kimmel (1998), Welzer-Lang (2001), bem como, a pesquisa documental acerca da masculinidade positiva, evidenciando os efeitos nocivos – e muitas vezes letais – do machismo na sociedade e a urgente necessidade de sua desconstrução. Constatou-se que o estímulo à prática da masculinidade positiva, como meio de crescimento, evolução e libertação do homem, promove o abandono de práticas machistas e ultrapassadas, fortalecendo o debate em torno de uma sociedade igualitária, não violenta, que defende, pratica, difunde e respeita os direitos das mulheres em todas as instâncias.
Descrição: DIAS, Danival Pereira. A masculinidade positiva como ferramenta de promoção da igualdade de gênero e combate ao machismo. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2712
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_danivaldias.pdf2022_arti_danivaldias.pdf295,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.