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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2716
Título: | Diversidade e gestão escolar democrático-participativa: o debate contínuo de uma agenda necessária |
Autor(es): | Bulcão, Márcio da Cruz Passos |
Palavras-chave: | Administradores escolares - Saubara (BA) Democracia e educação - Saubara (BA) Escolas - Organização e administração - Saubara (BA) |
Data do documento: | 11-Fev-2022 |
Citação: | BULCÃO, M. C. P. (2022) |
Resumo: | Este artigo, cujo tema: Diversidade e gestão escolar democrática-participativa: o debate contínuo de uma agenda necessária, experiência em uma escola publica de Saubara Bahia, teve como objetivo geral compreender a importância da gestão democrática no sistema escolar, visando à democratização e ação de edificação social da unidade escolar. A gestão democrática é um processo político em que toda comunidade escolar envolvida, planejam, discutem as ações voltadas para o desenvolvimento da escola, fortalecendo assim a democracia no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, justifica-se que o enfoque deste trabalho foi estudar as necessidades de se fazer uma gestão democrática escolar, juntamente com o preparo, desenvolvimento das habilidades e competências do gestor atuante no sistema educacional. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa exploratório-bibliográfica de abordagem qualitativa com técnicas de análise sociohistórica interpretacional crítico-dialética de leituras de livros, artigos, legislação e documentos de governos que falam sobre o papel da liderança do gestor escolar, entre outros autores que serviram de alicerce para um maior entendimento acerca do assunto. Como resultados e conclusões ficou evidente que as atuações específicas referentes à liderança do diretor escolar estão intimamente ligadas às unidades escolares eficientes, àquelas que constituem a diferença no aprendizado dos seus educandos. Fazendo-se necessário uma comunicação eficiente entre, líder e liderados, visando um clima de perseverança e de interação, para realizações de todos, tendo o educando como direção de todo o trabalho desenvolvido. |
Descrição: | BULCÃO, Márcio da Cruz Passos. Diversidade e gestão escolar democrático-participativa: o debate contínuo de uma agenda necessária. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2716 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
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