Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2720
Título: A ancestralidade e a tradicionalidade do povo bissau-guineense na obra “Sonnéá histórias e passadas que ouvi contar I” de Odete Semedo
Autor(es): Santos, Bárbara Cristina Mercês dos
Palavras-chave: Identidade social na literatura
Literatura guineense
Sonneá histórias e passadas que ouvir contar I - Crítica e interpretação
Tradição oral na literatura
Data do documento: 2-Fev-2022
Citação: SANTOS, B. C. M. (2022)
Resumo: A literatura tem sido fundamental para compreensão do passado e do presente, para além de indicar o futuro. Os escritores da África lusófona têm conseguido mostrar a tradicionalidade e a ancestralidade, buscando firmar esse lugar na sociedade moderna. A tradicionalidade significa caráter ou qualidade de tradicional, daquilo que está pautado na tradição, nos costumes, enquanto que ancestralidade, baseia-se naquilo que se herdou das gerações anteriores e em tudo o que é hereditário ou com caráter tradicional, que está pautado na tradição, nos costumes. Nesta pesquisa objetiva-se debater a ancestralidade e tradicionalidade dos povos africanos por meio da produção africana literária pós-colonialista, a qual traz uma escrita que vai contra as ideologias impostas pelo sistema colonial, que durante muito tempo subvertera a ordem da vida e cultura africana. Na metodologia, fez-se leitura, análise, interpretação e identificação desses traços na obra “Sonnéá histórias e passadas que ouvi contar I" da escritora bissau-guineense Odete Semedo. Foi possível buscar e compreender como a tradicionalidade e ancestralidade se manifestam na sua obra. Foi possível reativar com esta obra o imaginário da cultura e das tradições africanas, o que levou a concluir que esta obra é uma ferramenta importante para os debates sobre a Lei nº 10639/2003, que é uma recomendação das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Debater esta obra de Odete Semedo com alunos do ensino médio se faz importante para que estes redescubram que há um preconceito racial imposto, bem como passem a valorizar as questões de identidade sociocultural nos estudos da literatura afro-brasileira.
Descrição: SANTOS, Bárbara Cristina Mercês dos. A ancestralidade e a tradicionalidade do povo bissau-guineense na obra “Sonnéá histórias e passadas que ouvi contar I” de Odete Semedo. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Interdisciplinar em Literatura Africana de Língua Portuguesa) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2720
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_barbarasantos.pdf2022_arti_barbarasantos.pdf273,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.