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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2721
Título: | Mulheres guineenses e a escolarização no livro A escola, de Domingas Samy |
Autor(es): | Silva, Claudilene Maria da |
Palavras-chave: | A escola - Crítica e interpretação Literatura guineense - Escritoras Mulheres - Educação - Guiné-Bissau |
Data do documento: | 2-Fev-2022 |
Citação: | SILVA, C. M. (2022) |
Resumo: | Tradicionalmente, a escola foi identificada como um espaço para homens no contexto guineense, que destinou às mulheres o espaço da casa e o trabalho doméstico. O artigo aborda questões referentes a dinâmica de escolarização de mulheres guineenses no livro A Escola, de Domingas Samy. Nosso desejo é discutir esta contra-narrativa e construir leituras sobre ela, esmiunçando significados possíveis para a realidade sócio-histórico e cultural guineense. Considerando o contexto histórico no qual o livro se insere, buscamos responder a seguinte questão: como a escolarização para mulheres guineenses, enquanto lugar de resistência, aparece nas narrativas do conjunto de contos de Domingas Samy? A principal fonte de pesquisa é a própria coletânea de contos A escola, de Domingas Barbosa Mendes Samy em diálogo com textos de Moema Augel; Majda Bojic; Patrícia Godinho Gomes entre outras/os. A obra analisada trata-se do primeiro livro de ficção da Guiné-Bissau, publicada em 1993. O texto alinha-se aos estudos literários caracterizados como literatura pós-colonial, uma vez que tais estudos subentendem e buscam afirmar um discurso de resistência às ideologias que inferiorizam pessoas e grupos subalternizados. Refletimos sobre a representação da escola como veículo de mobilidade social para os grupos desfavorecidos, como fio condutor que atravessa os contos. Discutimos a escolarização para as mulheres guineenses e as experiências de resistência presentes nos contos; evidenciamos que a problematização apresentada nas narrativas, realizada numa perspectiva feminina, acontece considerando especificidades como as de gênero, classe, etnicidade, religião e tradição no contexto bissau-guineense. Consideramos que a narrativa de Domingas Samy subverte a lógica binária, no que se refere aos papeis sociais estabelecidos para mulheres e homens pelo ocidente, apontando elementos para uma emancipação feminina, que não exclui os homens dos processos educativos que a possibilita. |
Descrição: | SILVA, Claudilene Maria da. Mulheres guineenses e a escolarização no livro A escola, de Domingas Samy. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Interdisciplinar em Literatura Africana de Língua Portuguesa) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2721 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
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