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Título: A implementação da Lei 10.639/2003 nas escolas municipais de Redenção - Ceará
Autor(es): Bessa, Janiely Maria Monteiro Teixeira
Palavras-chave: África - História
Cultura afro-brasileira
Ensino Fundamental
Redenção - Educação
Data do documento: 2014
Citação: BESSA, J. M. M. T. (2014)
Resumo: Este estudo se dedicou a identificar no âmbito de duas escolas municipais de Ensino Fundamental em Redenção, Ceará, a implementação de uma abordagem inicial contemplando aspectos da história e da cultura afro-brasileira. Apresenta também referências didático pedagógicas alicerçadas na Lei 10.639/2003 que obriga o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira subsidiando assim o Ensino Fundamental. Para isso,realizamos um conhecimento mais detalhado sobre a disciplina de História, as bases legais que englobam a temática e o incentivo a novas metodologias para se trabalhar o respeito pelas diferenças em sala de aula, com o objetivo de mostrar a importância de se conhecer a cultura afro-brasileira assim ampliando conhecimentos, construindo identidades e fortalecendo valores culturais de nossa cidade que também é fonte histórica nesta trajetória de luta por liberdade. As escolas referidas são de Ensino Fundamental, localizadas no centro do município de Redenção, apenas sendo diferenciadas pois uma atende alunos de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental e a outra atende alunos da 6ª a 9ª série do Ensino Fundamental. A partir deste trabalho foi possível concluir que as escolas têm papel importante na mobilização da comunidade incentivando o respeito às diferenças.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/274
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileira, Indígena e Africana

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