Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2740
Título: Brincadeiras africanas e afro-brasileiras como prática pedagógica para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola Municipal Evandro Siqueira
Autor(es): Bulcão, Márcio da Cruz Passos
Palavras-chave: Educação - Saubara (BA) - Relações étnico-raciais
Escola Municipal Evandro Siqueira - Projetos
Jogos educativos
Negros - Identidade racial
Data do documento: 18-Fev-2022
Citação: BULCÃO, M. C. P. (2022)
Resumo: Este projeto de intervenção é resultado do Trabalho Conclusão de Curso (TCC) do curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio oferecido pela UNILAB, através do Polo UAB São Francisco do Conde – Bahia. O objetivo principal deste projeto de intervenção didático pedagógica é trabalhar na perspectiva interdisciplinar e intercultural com os estudantes do Ensino Fundamental da Escola Evandro Siqueira, as brincadeiras africanas e afro-brasileiras como prática pedagógica para a educação das relações étnico-raciais com vistas a valorização da cultura africana e afro-brasileira. A intervenção pretende contribuir para que as aprendizagens proporcionadas pelas brincadeiras africanas e afro-brasileiras possam conscientizar os estudantes sobre a importância da cultura afro-brasileira, a valorização da sua autoestima e a noção de pertencimento e identidade, a fim de que essas as crianças possam conhecer o histórico, a importância e a herança dos povos africanos na cultura brasileira. Acredito que essa intervenção contribuirá para o fomento de práticas pedagógicas com vistas a integração dos diferentes sujeitos na promoção da igualdade de oportunidades e para o reconhecimento e valorização da diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.
Descrição: BULCÃO, Márcio da Cruz Passos. Brincadeiras africanas e afro-brasileiras como prática pedagógica para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola Municipal Evandro Siqueira. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2740
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_marciobulcao.pdf2022_arti_marciobulcao.pdf272,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.