Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2746
Título : | . Descolonizando os currículos: uma análise das contribuições do projeto África na Unilab para o desenvolvimento de uma educação decolonial no Brasil |
Autor : | Macedo, Rodrigo Peixoto |
Palabras clave : | Descolonização dos currículos Colonialidade Educação formal Estudos decoloniais .África na Unilab. |
Fecha de publicación : | 12-abr-2021 |
Citación : | MACEDO, R. P. (2021) |
Resumen : | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do projeto África na UNILAB (ANU), uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras (PETHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), no sentido de auxiliar no desenvolvimento de uma educação decolonial no Brasil. Em diálogo teórico, empírico e investigativo sobre as relações históricas entre colonialidade, currículo e educação formal, tal análise será realizada com o auxílio de métodos mistos de pesquisa, através do levantamento bibliográfico e por meio de análise documental, com a interpretação dos dados coletados em ações promovidas pelo Projeto ANU. Nesse sentido, os primeiros dados foram conseguidos através de cinco oficinas realizadas pelo projeto no ano de 2019, para vinte e cinco estudantes do nono ano da Escola de Ensino Fundamental Padre Crisóstomo, localizada em Acarape/CE, com a coleta e posterior exame de quatorze formulários avaliativos, aplicados pelos bolsistas do PETHL e respondido pelos estudantes da escola, possibilitando a obtenção de resultados preliminares indicativos, por meio das respostas concedidas, de que o ANU tem sido importante na difusão de informações verdadeiras acerca do continente africano, de seus países e aspectos sócio-históricos, sendo também, dessa maneira, relevante para o constante desenvolvimento das práticas e dos estudos decoloniais. |
Descripción : | MACEDO, Rodrigo Peixoto. Descolonizando os currículos: uma análise das contribuições do projeto África na Unilab para o desenvolvimento de uma educação decolonial no Brasil. 30 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021 |
URI : | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2746 |
Aparece en las colecciones: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO PEIXOTO MACEDO Projeto.pdf | 2021_proj_rpmacedo.pdf. | 337,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.