Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Rodrigo Peixoto-
dc.date.accessioned2022-07-29T11:46:25Z-
dc.date.available2022-07-29T11:46:25Z-
dc.date.issued2021-04-12-
dc.identifier.citationMACEDO, R. P. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2746-
dc.descriptionMACEDO, Rodrigo Peixoto. Descolonizando os currículos: uma análise das contribuições do projeto África na Unilab para o desenvolvimento de uma educação decolonial no Brasil. 30 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do projeto África na UNILAB (ANU), uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras (PETHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), no sentido de auxiliar no desenvolvimento de uma educação decolonial no Brasil. Em diálogo teórico, empírico e investigativo sobre as relações históricas entre colonialidade, currículo e educação formal, tal análise será realizada com o auxílio de métodos mistos de pesquisa, através do levantamento bibliográfico e por meio de análise documental, com a interpretação dos dados coletados em ações promovidas pelo Projeto ANU. Nesse sentido, os primeiros dados foram conseguidos através de cinco oficinas realizadas pelo projeto no ano de 2019, para vinte e cinco estudantes do nono ano da Escola de Ensino Fundamental Padre Crisóstomo, localizada em Acarape/CE, com a coleta e posterior exame de quatorze formulários avaliativos, aplicados pelos bolsistas do PETHL e respondido pelos estudantes da escola, possibilitando a obtenção de resultados preliminares indicativos, por meio das respostas concedidas, de que o ANU tem sido importante na difusão de informações verdadeiras acerca do continente africano, de seus países e aspectos sócio-históricos, sendo também, dessa maneira, relevante para o constante desenvolvimento das práticas e dos estudos decoloniais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDescolonização dos currículospt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectEducação formalpt_BR
dc.subjectEstudos decoloniaispt_BR
dc.subject.África na Unilab.pt_BR
dc.title. Descolonizando os currículos: uma análise das contribuições do projeto África na Unilab para o desenvolvimento de uma educação decolonial no Brasilpt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO PEIXOTO MACEDO Projeto.pdf2021_proj_rpmacedo.pdf.337,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.