Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2755
Título: Educação alimentar e nutricional: experiência com adolescentes de uma escola municipal em Salvador - BA
Autor(es): Silva, Deise Espírito Santo Machado
Palavras-chave: Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (3. : 2020 : Brasília, DF)
Merenda escolar - Salvador (BA)
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)
Data do documento: 14-Out-2021
Citação: SILVA, D. E. S. M. (2021)
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabelece como uma das suas diretrizes a inclusão da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem a fim de atender um dos seus objetivos, a saber: contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Frente ao exposto, o presente estudo tem a finalidade de descrever uma experiência de EAN, realizada com adolescentes de uma escola municipal de Salvador-Bahia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que engloba atividades desenvolvidas com estudantes com faixa etária entre 11-17 anos, nos meses de maio a outubro de 2019; quando da participação da unidade escolar na III Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para o desenvolvimento das atividades da jornada, foram propostos quatro temas: Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar; Sustentabilidade na Alimentação Escolar; Imagem corporal e Bullying; e Movimento + Comida de verdade = Saúde. A realização da Jornada de EAN nessa escola foi considerada exitosa, pois contamos tanto com a participação ativa dos alunos, quanto da equipe gestora, professores e demais funcionários da unidade. Os atores envolvidos se comprometeram a dar continuidade as ações, como: melhorar o relacionamento aluno-merendeira, manter os cuidados com a horta, incentivar a autoaceitação corporal e combate ao bullying, além de prezar pela alimentação saudável e a prática da atividade física. Dessa forma, sugere-se a replicação dessas atividades em outras escolas, com intuito de fomentar práticas saudáveis para a população adolescente e contribuir com o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional do município.
Descrição: SILVA, Deise Espírito Santo Machado. Educação alimentar e nutricional: experiência com adolescentes de uma escola municipal em Salvador - BA. 2021. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2755
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_deisesilva.pdf2021_arti_deisesilva.pdf275,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.