Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2763
Título: O racismo nos discursos de uma instituição cristã dos Estados Unidos (1852- 1978).
Autor(es): Sala, Eduardo
Palavras-chave: Racismo
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ultimos dias (SUD)
Movimento dos direitos civis dos negros norte-americanos.
Data do documento: 2021
Citação: SALA, E. (2021)
Resumo: O racismo é tema de debate em aspectos da vida social-humana, discute-se o racismo nas escolas, na política, nos ambientes públicos e na cultura. Porém, os estudos, obras e debates concernentes ao racismo nas igrejas são praticamente ausentes devido a peculiaridade e a sensibilidade do tema geralmente por muitos considerado como polêmico e controverso. A polêmica e controvérsia do tema aqui a ser analisado se deve ao resultado de uma combinação de fatores, desde os fatores psicológicos, sociais, políticos e históricos. Este trabalho, porém, vem por meio de autores como Kabenguele Munanga (1988), Achille Mbembe (2013) e Joseph Ki-Zerbo (2010) examinar as práticas racistas levada a cabo pelas denominações religiosas, particularmente, a partir de uma análise sobre os ensinamentos e doutrinas identificadas nos discursos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD). A coleta de dados deste trabalho será feita em sites, livros e bibliografia pertinente. Usando o método de análise discursiva (ORLANDI, 2007) e depois de uma análise preambular dos dados, este projeto de pesquisa mostrou-se mais acreditado na possibilidade de que as doutrinas e práticas racistas levadas a cabo pelas denominações mórmons, particularmente os SUD não passaram e não passam de meras burocracias racistas administrativas.
Descrição: SALA, Eduardo. O racismo nos discursos de uma instituição cristã dos Estados Unidos (1852- 1978). 36 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2763
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO SALA Tcc.pdf2021_proj_esala.pdf.453,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.