Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2765
Título: Participação e representação da mulher na política de Barreira – CE - (1987-2020).
Autor(es): Mesquita, Elvira Maria De Vasconcelos
Palavras-chave: Política
Representatividade
Mulher
Gênero
Movimento feminista
Data do documento: 2021
Citação: MESQUITA, E. M. V. (2021)
Resumo: O Presente trabalho parte da reflexão sobre a experiência feminina na política, levando em considerações as lutas estratégicas e todos os movimentos de mulheres no cenário brasileiro. Entãoesse projeto teve como objetivo compreender a baixa representatividade da participação das mulheres no poder executivo e no poder legislativo no município de Barreira-Ce. Além disso, verificou-se como as diferenças entre gênero, discriminação, preconceito e machismo pode impedir as mulheres de chegar aos postos de poder e de participar completamente da política formal e terem seus direitos efetivados como garante a Constituição Federal. Deste modo, para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se dos conceitos de autores e autoras sociais como a Antropóloga Karina Kuschnir (2007) e o historiador René Rémond (1997), pois ambos reconhecem a política como um movimento histórico que dialoga com outras ciências sociais. Nessa mesma linha as historiadoras Michelle Perrot (2007), Joan w Scott (1995), as antropólogas Miriam Pilar Grossi (1998) e Lélia Gonzales (2020) e a filósofa Simone de Beauvoir (1989) compreendem gênero, mulher e feminismo como sinônimo de luta, conquistas e de crença na capacidade de liderança em qualquer atividade, seja intelectual, política ou social, em que a mulher esteja inserida. Por fim, esse projeto de pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa exploratória. Como metodologia será utilizada entrevistas na coleta de informações direta e as fontes foram embasadas em dados bibliográficos, artigos, revistas, a fim de analisar os desafios e as resistências das mulheres na busca pela equidade de gênero.
Descrição: MESQUITA, Elvira Maria De Vasconcelos. Participação e representação da mulher na política de Barreira – CE - (1987-2020). 30 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2765
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELVIRA MARIA DE VASCONCELOS MESQUITA Projeto.pdf2021_proj_emvmesquita.pdf.366,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.