Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2770
Título: O direito à vida em Angola: Desafios e problemas entre o discurso e a prática na atual conjuntura política
Autor(es): Comprido, Jairo Faria Luís
Palavras-chave: Direito à vida
Direitos humanos
Angola
Data do documento: 2021
Citação: COMPRIDO, J. F. L. (2021)
Resumo: Este projeto de pesquisa, tende a aprofundar cada vez mais os esboços sobre a temática em epígrafe, visando assim a sua investigação, apresentação e compreensão. O mesmo está sendo realizado durante o curso de graduação do Bacharelado em Humanidades, e tem como objetivo geral analisar os desafios para a efetivação do direito à vida em Angola considerando os discursos sobre as práticas de tiro de abate na conjuntura política atual. Para isso, pretende-se identificar, descrever, e comparar os discursos governamentais e de instituições sociais de defesa da vida sobre as práticas de tiro de abate em episódios ocorridos entre 2018 e 2021. E assim, procurar entender as diferenças entre esses discursos, e apontar as dificuldades para a efetivação do direito à vida a partir desses discursos. Busca-se investigar, através de pesquisa documental, de forma bastante criativa e inovadora a existência ou não de uma superação interna angolana no que diz respeito ao velho paradigma antagonista existente entre as instituições e os direitos, no sentido de que o cidadão muito além de defensor dos direitos humanos e da vida, também os promova. Portanto, é necessário entender o que são direitos fundamentais, desde suas características até suas aplicabilidades, principalmente, em relação ao direito à vida e que a partir delas explicitar as ações praticadas pelas instituições de poder naquele país objetivando unicamente na preservação da vida sendo este o bem mais precioso e por fim expor esta mesma realidade sem a pretensão de esgotar o assunto, visto a sua amplitude.
Descrição: COMPRIDO, Jairo Faria Luís. O direito à vida em Angola: desafios e problemas entre o discurso e a prática na atual conjuntura política. 36 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2770
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAIRO FARIA LUÍS COMPRIDO Pjto.pdf2021_proj_jflcomprido.pdf.660,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.