Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2780
Título: O papel do nutricionista nas ações de educação alimentar e nutricional nos equipamentos públicos do município de Lauro de Freitas/BA
Autor(es): Sousa, Hana Santos Vieira de
Palavras-chave: Assistência alimentar - Lauro de Freitas (BA)
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição
Nutricionistas - Lauro de Freitas (BA)
Data do documento: 5-Out-2021
Citação: SOUSA, H. S. V. (2021)
Resumo: Ao longo da evolução, a humanidade passou por diversas transformações nos modos de vida, em especial nos últimos cem anos o perfil de vida da população foi influenciado pela globalização, resultando em um estilo de vida menos saudável, quadro de estresse, sedentarismo e alimentação inadequada, e, como consequência, agravamento dos quadros de morbidades. Isso tem exigido políticas públicas voltadas à transformação desta realidade. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a experiência vivenciada com a realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos equipamentos públicos de Lauro de Freitas-BA, buscando uma reflexão crítica dessa prática frente as diretrizes do Marco de Referência para Educação Alimentar e Nutricional do Brasil. Trata-se de um estudo de caso, do tipo relato de experiência, com base em vivências e documentos, como matérias de site de prefeitura, blogs locais, relatórios e registros fotográficos. A posposta deste trabalho foi fazer uma reflexão da prática do nutricionista, onde optou-se por confrontar essa prática com o Marco de Referência, por ser um documento que atualiza a prática do nutricionista no campo de EAN, fortalecendo a intersetorialidade e incorporando possibilidades. O público-alvo das ações de EAN caracterizou-se pela diversidade, em sua maioria por pessoas em vulnerabilidade social, o que tornou as atividades fundamentais na contribuição da promoção de saúde, no período. A experiência vivenciada mostrou que é possível aplicar o Marco de Referência na prática de trabalho, visto que todas as diretrizes apresentadas neste documento de fato foram factíveis, porém, só foram aplicáveis porque município forneceu condições para tal. No entanto, a reflexão mostrou que alguns passos ainda precisam ser dados, como o fortalecimento das ações intersetoriais.
Descrição: SOUSA, Hana Santos Vieira de. O papel do nutricionista nas ações de educação alimentar e nutricional nos equipamentos públicos do município de Lauro de Freitas/BA. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2780
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_rela_hanasousa.pdf2021_rela_hanasousa.pdf230,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.