Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2790
Título: A censura imposta a música durante o regime militar e as consequências do AI – 5
Autor(es): Silva, Pedro Lázaro Oliveira da
Palavras-chave: Regime militar
Ato institucional número 5 (AI – 5)
Música
Ditadura
Chico Buarque
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, P. L. O. (2021)
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a censura na música no período em que o regime militar esteve em vigor, sobretudo, após o ato institucional número 5 (AI-5), sancionado por Costa e Silva, no dia 23 de dezembro de 1968. Procuramos entender como o ato em vigor influenciou a produção de músicas. Nosso foco será o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, mas não esquecendo de nomes como Geraldo Vandré, Gilberto Gil, entre outros. Por meio de uma análise de canções e também da bibliografia busco entender o que foi a ditadura para a comunidade dos músicos da época e ainda o contexto social sentido por todos. Além disso, tentaremos observar como a criação e circulação de certas canções tiveram impacto na sociedade civil e como as mesmas conseguiram driblar os mecanismos de censura.
Descrição: SILVA, Pedro Lázaro Oliveira da. A censura imposta a música durante o regime militar e as consequências do AI – 5. 25 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2790
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO LÁZARO OLIVEIRA DA SILVA Pjeto.pdf2021_proj_plodasilva.pdf.320,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.