Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2797
Título: O tema da segurança alimentar e nutricional em um curso de graduação de nutrição na modalidade semipresencial: uma análise documental
Autor(es): Mascarenhas, Iara dos Santos
Palavras-chave: Currículos - Brasil
Ensino à distância - Brasil
Nutrição
Segurança alimentar - Brasil
Data do documento: 5-Out-2021
Citação: MASCARENHAS, I. S. (2021)
Resumo: A Educação a Distância (EaD) é um método de ensino-aprendizagem interposto por tecnologias onde docentes e discentes estão separados espacial e/ou temporalmente. A segurança alimentar e nutricional constitui-se na efetivação do direito ao acesso à alimentação adequada, em proporção apropriada, sem prejudicar necessidades fundamentais. Para tanto, este trabalho tem como objetivo observar a menção implícita ou explícita da segurança alimentar e nutricional no curso de graduação em nutrição na modalidade semipresencial de uma Instituição de Ensino Superior (IES) à distância. O trabalho está dividido em seções que apresentam o curso, bem como a análise realizada pela pesquisadora. O curso em análise teve seu início em 13 de fevereiro do ano de 2017, com carga horária mínima de 3.210 horas divididas em oito semestres, ofertado de forma semipresencial; anualmente são disponibilizadas 3.000 vagas para todo o país. Os documentos utilizados para análise da pesquisa aqui apresentada foram o guia de percurso e o catálogo institucional do curso disponibilizado pela instituição, visto que não existe o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Ainda com relação à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), realizada a análise quanto a presença da mesma na grade curricular, observou-se que a formação oferecida pela IES é considerada insatisfatória e, portanto, maior atenção deve ser dada à construção do PPC, enfatizando a inclusão da SAN na formação profissional.
Descrição: MASCARENHAS, Iara dos Santos. O tema da segurança alimentar e nutricional em um curso de graduação de nutrição na modalidade semipresencial: uma análise documental. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2797
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_iaramascarenhas.pdf2021_arti_iaramascarenhas.pdf167,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.