Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2801
Título: Panorama da utilização dos equipamentos radiológicos em dois hospitais de referência da Guiné-Bissau
Autor(es): Ufala, Ildo Domingos
Palavras-chave: Raios x ionizante
Radiodiagnostico médico
Guiné-Bissau
Hospitais de referência
Data do documento: 2022
Citação: UFALA, I. D. (2022)
Resumo: Esse estudo teve como objetivo obter uma visão geral do uso da radiologia em dois hospitais de referência na Guiné-Bissau, com intuito de contribuir com o país nessa área futuramente. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como base metodológica deste trabalho, pois se considerou a complexidade do objeto de estudo e o desenvolvimento da investigação, que buscou descrever em detalhes como é a condição de uso das radiações na Guiné-Bissau. Foram aplicados questionários presenciais, impressos do Google Formulários, aos técnicos de radiografia de dois Hospitais de referência em Bissau, trata-se de Hospital Nacional Simão Mendes-HNSM e Hospital Militar-HM. Os equipamentos presentes nos estabelecimentos são raios X fixo, raios X móvel e mamógrafo. No que concerne à situação dos serviços de radiodiagnóstico, os resultados apontam que a Guiné-Bissau não tem norma que regule o funcionamento dos serviços que utilizam radiação ionizante, e nem tão pouco um órgão nacional específico que responda ou fiscalize as questões ou problemas de radiação nos hospitais. No tocante à monitorização, os resultados mostraram que não existe uma proteção radiológica adequada, devido à falta de equipamentos de proteção e de monitorização individual. E por último, conforme os resultados, o controle de qualidade dos equipamentos de raios X nos dois hospitais e cursos de reciclagem dos profissionais precisam ser implementados. Em geral, a visão que se obteve na utilização dos raios X nos referidos hospitais é que não se tem uma radioproteção e nem um uso adequado dos equipamentos. Daí que se recomenda ao governo da Guiné-Bissau uma intervenção emergencial nestes serviços.
Descrição: UFALA, Ildo Domingos. Panorama da utilização dos equipamentos radiológicos em dois hospitais de referência da Guiné-Bissau. 69 f. Monografia (Graduação) - Curso de física, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em física. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-CE, 2022
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2801
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILDO DOMINGOS UFALA Mono.pdf2022_mono_idufala.pdf.5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.