Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2811
Título: | O uso das tecnologias da informação e da comunicação na escola e o programa busca ativa escolar no contexto de pandemia da covid-19. |
Autor(es): | Freitas, Antonia Aryanne Marques De |
Palavras-chave: | Tecnologias na educação Pandemia da COVID-19 Escola |
Data do documento: | 23-Ago-2021 |
Citação: | FREITAS, A. A. M. (2021) |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas da gestão escolar no contexto de pandemia para o acesso e permanência dos alunos na escola e a influências das ferramentas digitais de busca dos alunos ausentes no município de Aracoiaba (CE), especificamente, na Escola Maria Rodrigues Lopes. Temos como abordagem um viés qualitativo utilizando-se de uma conversa (escuta ativa) realizada no Google Meet com professores e a aplicação de um questionário direcionado para a coordenação da escola. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores encontraram dificuldades em relação ao uso das ferramentas digitais, além de terem que enfrentar o desinteresse dos estudantes e a faltade acompanhamento familiar em relação às atividades. Sobre a utilização do denominado BuscaAtiva Escolar, foi possível identificar e buscar os alunos “offline”, utilizando algumas estratégias para alcançar os mesmos e fazer com que eles dessem continuidade ao ano letivo. Compreende-se que existe a necessidade de equipar minimamente as escolas, a urgência em capacitar os professores para lidar com os recursos tecnológicos e investir em políticas públicasque contemplem os estudantes que não possuem nenhum meio tecnológico para acompanhar asaulas remotas. |
Descrição: | FREITAS, Antonia Aryanne Marques De. O uso das tecnologias da informação e da comunicação na escola e o programa busca ativa escolar no contexto de pandemia da covid-19. 39 f. projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2811 |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ANTONIA ARYANNE MARQUES DE FREITAS.pdf | 2021_proj_aamfreitas.pdf. | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.