Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
Título: A gestão de jardins infantis (creches) na Guiné-Bissau: O caso de jardim (creche) nossa Senhora de Fátima (2012-2019).
Autor(es): Mango, Deonesa Alberto
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Educação infantil (creche).
Gestão escolar
Gestão participativa e democrática
Jardim infantil
Data do documento: 2021
Citação: MANGO, D. A. (2021)
Resumo: O presente projeto tem como tema a gestão de jardins infantis (creches) na Guiné-Bissau: o caso jardim (cresce) nossa senhora de Fátima (2021-2019). Para tanto, formulou-se este objetivo geral: analisar a gestão de jardim Nossa Senhora de Fátima e os seus impactos na educação infantil guineense. Para isso, propõe-se responder às seguintes questões de pesquisa: como é o processo de organização e gestão de jardim (cresce) Nossa Senhora de Fátima? Como ocorre a relação da direção do jardim com os responsáveis das crianças no que tange ao processo de socialização das mesmas? Como ocorre o processo de ensino e aprendizagem para a transmissão dos valores culturais e sociais as crianças numa tríade: gestores, educadores e os pais responsáveis das crianças? Que programa curricular é utilizado e como é o processo de elaboração do currículo escolar neste jardim? Para responder estas perguntas, será realizada uma combinação de pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e a pesquisa de campo. Para a pesquisa bibliográfica, far-se-á o levantamento bibliográfico sobre a literatura que versa sobre a temática em questão e que será feita por meio de consultas dos livros, artigos, jornais, revistas, teses que servirão como suporte para o desenvolvimento do trabalho. Por sua vez, a pesquisa de campo ocorrerá na Guiné-Bissau, na cidade de Bissau, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e envolverá as entrevistas abertas com os atores escolares no seu todo e será utilizado igualmente um diário de campo como um dos instrumentos que permitirá coletar outras informações que serão úteis para o desenvolvimento do trabalho.
Descrição: MANGO, Deonesa Alberto. A gestão de jardins infantis (creches) na Guiné-Bissau: O caso de jardim (creche) nossa Senhora de Fátima (2012-2019). 28 f. projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEONESA ALBERTO MANGO.pdf2021_proj_damango.pdf.346,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.