Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2868
Título: O invisível mundo do adoecimento pelo trabalho: O caso dos metroferroviários no Ceará.
Autor(es): Alencar, Sérgio Ricardo Wirtzbiki De
Palavras-chave: Adoecimento - trabalho
Ferrovia
Via permanente
Sociabilidade
Data do documento: 9-Mai-2016
Citação: ALENCAR, S. R. W. (2016)
Resumo: Este estudo analisou de que forma os trabalhadores ferroviários da via permanente no Estado do Ceará, adoecidos em decorrência de acidentes do trabalho, enfrentaram subjetivamente as transformações advindas do adoecimento funcional. Trabalhadores ferroviários, que até o momento das mudanças laborais exerciam a atividade de artífice de via permanente, hoje exercem outras funções na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR. Utilizou-se neste estudo o método da oralidade, através do resgate das memórias socialmente compartilhadas destes indivíduos e ainda apoiou-se no materialismo histórico-dialético buscando, neste campo, a compreensão das formas e os meios de produção social destes indivíduos. O estudo ora apresentado tem uma abordagem qualitativa na busca de captar todas as contradições, que foi o objetivo deste trabalho. A análise se realizou através das informações prestadas em entrevistas a um grupo de trabalhadores adoecidos e mudados de função. O ambiente de análise se constituiu dos locais onde hoje a maioria destes trabalhadores adoecidos e mudados de função desenvolvem outras atividades fora da realidade vivida no passado. Grande parte da história da ferrovia se realizou pelas mãos destes trabalhadores, sendo necessário entender os limites e possibilidades, depois de adoecidos e reabilitados, em uma nova realidade social.
Descrição: ALENCAR, Sérgio Ricardo Wirtzbiki De. O invisível mundo do adoecimento pelo trabalho: O caso dos metroferroviários no Ceará. 70 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2868
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 TCC-SERGIO-UNILAB - biblioteca - carta catalográfica.pdf2016_mono_srwdealencar.pdf.1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.