Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2872
Título: Crônicas das relações entre o espetáculo da cultura e a política espetacular.
Autor(es): Branco, Leo Vasconcelos Pinto Castelo
Palavras-chave: Política
Indústria cultural
Espetáculo
Crise da democracia
Crise do capitalismo
Data do documento: 2016
Citação: BRANCO, L. V. P. C. (2016)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre o potencial ideológico da cultura em suas relações com a política, levando-se em consideração o modelo social capitalista e a relação democracia-autoritarismo na atual conjuntura do Brasil. Observouse a atual crise do país como contendo dois aspectos principais, a saber, a crise da democracia sob a ótica do Estado Democrático de Direito que, por sua vez, se apresenta em duas narrativas, a do rompimento democrático e a da legalidade constitucional e jurídica e, por outro lado, a crise do capitalismo sob a ótica da falibilidade e degradação desse mesmo Estado burguês advindo do modelo implantado na Revolução francesa. O poder de manipulação ideológica exercido através da cultura sobre a esfera política é considerado a partir do conceito de indústria cultural, e da monopolização do discurso. Esta se dá tanto no âmbito de regimes fechados através da censura, como no âmbito da constituição de oligopólios e monopólios de interesses de classe na sociedade burguesa. Agregado a instituição do discurso uníssono tem-se a manipulação da psique social, empreendida por meio de mensagens subliminares e da implementação do discurso do ódio. O estudo aponta para a necessidade da regulamentação e democratização da mídia, como um passo importante para a autoafirmação da resistência popular.
Descrição: BRANCO, Leo Vasconcelos Pinto Castelo. Crônicas das relações entre o espetáculo da cultura e a política espetacular. 49 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2872
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leo Vasconcelos Pinto Castelo Branco com ficha.pdf2016_mono_lvpcbranco.pdf.629,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.