Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2883
Título: Gênero e violência: Uma abordagem interseccional sobre o romance o cortiço (1890), de Aluísio Azevedo.
Autor(es): Grandim, Ana Karine Maia
Palavras-chave: Gênero
Representação da mulher
Interseccionalidade
Literatura brasileira
Data do documento: 2017
Citação: GRANDIM, A. K. M. (2017)
Resumo: As mulheres, ao longo da história, considerando as especificidades e variantes de tempo e de espaço, foram transformando seu comportamento, sua fala, seus modos de ser e de se colocar no mundo. Tais mudanças foram importantes para situá-las em uma posição de destaque nas lutas contra todas as formas de violência e opressão disseminadas pelo machismo e pelo patriarcalismo, ambas cicatrizes deixadas pelo colonialismo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a representação da mulher na literatura brasileira. Quanto aos objetivos específicos, esta pesquisa se limita ao estudo das referidas representações no romance O Cortiço de Aluísio Azevedo, buscando compreender a realidade social na qual o romance foi criado através da análise das diversas formas de violência, discriminação e exploração que foram impostas à mulher e que estão explícitas e implícitas na obra de ficção. Quanto à fundamentação teórica, faremos uma abordagem a partir da proposta da interseccionalidade (CRENSHAW, 2002), compreendendo a articulação das categorias raça, gênero e classe como eixos indissociáveis e que estruturam as personagens analisadas. Pretendemos nos desvincular do olhar superficial, que busca refletir apenas um desses eixos para assim podermos nos aprofundar em um olhar que capture os detalhes imbricados nas relações de poder representadas, considerando o intercruzamento dessas categorias citadas e suas complexidades. Quanto à metodologia, recorreremos à análise bibliográfica, ao estudo da fortuna crítica da obra, buscando refletir, através de uma abordagem histórico-sociológica, a representação da mulher e da violência no romance O Cortiço.
Descrição: GRANDIM, Ana Karine Maia. Gênero e violência: Uma abordagem interseccional sobre o romance o cortiço (1890), de Aluísio Azevedo. 26 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2883
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA KARINE MAIA GONDIM TCC Projeto de pesquisa.pdf2017_proj_akmgrandim.pdf.629,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.