Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2884
Título: Violência doméstica e familiar na cidade de Baturité: uma análise sobre assistência e proteção às mulheres no âmbito da saúde.
Autor(es): Inácio, Ana Maria Monteiro
Palavras-chave: Violência doméstica
Rota crítica
Saúde
Mulher
Data do documento: 2017
Citação: INÁCIO, A. M. M. (2017)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a violência doméstica e familiar na cidade de Baturité, a partir da trajetória de mulheres em situação de violência, bem como da investigação sobre a rota crítica enfrentada pelas mesmas, especialmente, junto aos serviços de saúde pública. A escolha por essa linha de pesquisa se deu por se tratar de um problema cotidiano, e que provoca inquietações pessoais e sociais. Pessoal, pela importância de poder contribuir para uma transformação no meio em que vivo, repassando os conhecimentos que adquiri com minha pesquisa. E social porque acredito que é dever de cada cidadão lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Imediatamente associei tal realidade à cidade de Baturité; pude então constatar uma situação em que se vive todas as pequenas cidades que não dispõe dos equipamentos que atendam as mulheres de maneira digna. Porém, o pior dos fatos talvez seja o não conhecimento dos seus direitos, nem mesmo distinguir o tipo de violência que são acometidas. A pesquisa está apoiada no método qualitativo onde, em um primeiro momento fez um apanhado bibliográfico, a partir de fontes disponibilizadas em livros, revistas e periódicos, bem como conteúdos publicados na internet, que traz como pano de fundo a violência praticada contra a mulher, mas preferencialmente, relacionada à Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340 de 07 de agosto de 2006). Em um segundo momento, fez uma entrevista com a Psicóloga e a Assistente Social do CREAS Baturité, a fim de identificar a realidade na cidade, no que se refere a essa temática.
Descrição: INÁCIO, Ana Maria Monteiro. Violência doméstica e familiar na cidade de Baturité: uma análise sobre assistência e proteção às mulheres no âmbito da saúde. 24 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2884
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA MONTEIRO INACIO TCC Projeto.pdf2017_proj_amminacio.pdf.357,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.