Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2901
Título: Iracema e o projeto de Brasil mestiço de José de Alencar
Autor(es): Pereira, Rosiane Arruda
Palavras-chave: Iracema
José de Alencar
Independência
Brasil
Romantismo
Data do documento: 7-Jan-2016
Citação: PEREIRA, R. A. (2016)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação da nação brasileira a partir da obra “Iracema” (1865), do escritor José de Alencar. Com a independência do Brasil de Portugal se acentuou no país um sentimento nacionalista e coube aos intelectuais da época a tarefa de produzir uma historiografia que abrangesse a cronologia pós-chegada dos conquistadores portugueses a fim de se inventar uma história do país desvinculada à de Portugal; com isso foi necessária a busca de um símbolo que representasse a nação brasileira em suas peculiaridades enquanto povo. José de Alencar e parte de sua produção literária, especialmente com “Iracema” lançada em 1865, em grande medida cumpriu com esse desiderato ao apresentar o povo brasileiro como fruto e expressão da ação de portugueses e indígenas – os primeiros representando a civilização, enquanto que os segundos, a originalidade. Apesar de ser um dos primeiros intelectuais no Brasil a defender e divulgar com otimismo os processos de mestiçagem, biológica e cultural, fundantes da nação brasileira, Alencar também foi responsável por negar a participação dos povos africanos em nossa formação. Em sua escrita, situada no contexto do Romantismo indianista, o nativo foi eleito para representar a pátria brasileira, e, a partir de tal constatação buscar-se-á reunir elementos para demonstrar como o indígena, na verdade, também foi vilipendiado e reduzido a um papel histórico inverossímil. A metodologia adotada será uma análise histórico-sociológica da obra tendo por base a análise do discurso.
Descrição: PEREIRA, Rosiane Arruda. Iracema e o projeto de Brasil mestiço de José de Alencar. 28 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2901
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc (2).pdf2016_proj_rapereira.pdf.762,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.