Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2907
Título: Educação infantil entre o centro e a margem no município de Acarape-CE
Autor(es): Hora, Maria Ivoneide Eduardo da
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Centro-margem
Data do documento: 22-Ago-2016
Citação: HORA, M. I. E. (2016)
Resumo: O estudo aqui empreendido faz parte do meu trabalho de conclusão de curso (TCC) do Bacharelado em Humanidades da UNILAB-CE. O objetivo deste trabalho é identificar os resultados de aprendizagem entre crianças que sempre estudaram nas creches do centro e da periferia da cidade de Acarape- CE. O citado município possui em sua sede urbana duas creches, sendo uma no centro e outra na periferia, após as crianças concluírem esta etapa da educação infantil parte destas, e de ambas as creches, são matriculadas em duas escolas municipais uma localizada no centro da cidade e outra na periferia para cursar o ensino fundamental I. Em ambas as escolas, as crianças novatas passam inicialmente por um diagnóstico (avaliação da aprendizagem) e os discursos proferidos por alguns professores/as, gestores/as, estudantes e pais/mães com quem inicialmente estabeleci os primeiros contatos, afirmam que, as crianças advindas da creche do centro apresentam melhor desempenho cognitivo em relação às da periferia. Existindo assim uma generalização deste pensamento produzido pelo senso comum que pode interferir inclusive na autoestima das crianças advindas da creche da periferia. Tal problemática requer uma análise mais sistemática, que iniciaremos através da pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, com a utilização da observação participante, diário de campo, entrevistas, aplicação de questionários e análise das avaliações diagnósticas. Assim, pretendemos descobrir nas escolas em estudo, se os discursos elucidados se confirmam considerando os resultados das avaliações diagnósticas e a sistematização do trabalho pedagógico nas creches em estudo.
Descrição: HORA, Maria Ivoneide Eduardo da. Educação infantil entre o centro e a margem no município de Acarape - CE. 24 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2907
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc completo com ficha.pdf2016_proj_mivehora.pdf.431,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.