Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2911
Título: Ensino superior na Guiné Bissau depois da independência entre 1974-2012
Autor(es): Tamba, Tino
Palavras-chave: Ensino superior
Guiné Bissau
História da educação
Data do documento: 5-Ago-2016
Citação: TAMBA, T. (2016)
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa para a monografia de graduação, no curso de Bacharelado em Humanidades. A pesquisa tem como finalidade procurar compreender a história do Ensino Superior em Guiné Bissau desde o seu surgimento em 1974, até 2012; esclarecer por que o Ensino Superior surgiu tardiamente em Guiné Bissau, em relação a Portugal e às demais colônias (francesas e inglesas); compreender por que o Ensino Superior ainda não estava consolidado neste período e perceber como o poder político se destacou neste processo. Para tanto, foi realizada esta pesquisa, de caráter qualitativo, através do levantamento de dados bibliográficos, ou seja, documentos escritos sobre o tema, livros, resumos, dissertações, etc. A República de Guiné-Bissau se tornou independente da metrópole portuguesa no ano de 1973 e no ano seguinte sua independência foi reconhecida por Portugal. Depois, passou a ser imperioso a mobilização de todos os cidadãos para a reconstrução da nação guineense, carente de quadros para poder levar este processo adiante, o que levou à cooperação com os seus parceiros internacionais. Mas, já na década de 80, o país assistiu à abertura do ciclo de instabilidade política e militar, crise que dominou todo o nosso período da pesquisa, até o ano de 2012. A reflexão sobre institucionalização do Ensino Superior iniciou-se entre os anos 1980 a 1990. Mas só foi possível concretizar esta ideia no final dos anos 90. Durante esta pesquisa sobre o Ensino Superior na Guiné Bissau, foi constatado que, na verdade ele surgiu tardiamente em Guiné Bissau, em relação a Portugal e às outras colônias devido ao pouco interesse dos colonizadores portugueses. Quanto ao poder político, percebemos que, em Guiné Bissau, este não compreendeu o processo do Ensino Superior como sendo uma das prioridades para desenvolvimento de um país.
Descrição: TAMBA, Tino. Ensino superior na Guiné Bissau depois da independência entre 1974-2012. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2911
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tino Tamba TCC.pdf2016_mono_ttamba.pdf.640,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.