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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2911
Título : | Ensino superior na Guiné Bissau depois da independência entre 1974-2012 |
Autor : | Tamba, Tino |
Palabras clave : | Ensino superior Guiné Bissau História da educação |
Fecha de publicación : | 5-ago-2016 |
Citación : | TAMBA, T. (2016) |
Resumen : | Este trabalho é uma pesquisa para a monografia de graduação, no curso de Bacharelado em Humanidades. A pesquisa tem como finalidade procurar compreender a história do Ensino Superior em Guiné Bissau desde o seu surgimento em 1974, até 2012; esclarecer por que o Ensino Superior surgiu tardiamente em Guiné Bissau, em relação a Portugal e às demais colônias (francesas e inglesas); compreender por que o Ensino Superior ainda não estava consolidado neste período e perceber como o poder político se destacou neste processo. Para tanto, foi realizada esta pesquisa, de caráter qualitativo, através do levantamento de dados bibliográficos, ou seja, documentos escritos sobre o tema, livros, resumos, dissertações, etc. A República de Guiné-Bissau se tornou independente da metrópole portuguesa no ano de 1973 e no ano seguinte sua independência foi reconhecida por Portugal. Depois, passou a ser imperioso a mobilização de todos os cidadãos para a reconstrução da nação guineense, carente de quadros para poder levar este processo adiante, o que levou à cooperação com os seus parceiros internacionais. Mas, já na década de 80, o país assistiu à abertura do ciclo de instabilidade política e militar, crise que dominou todo o nosso período da pesquisa, até o ano de 2012. A reflexão sobre institucionalização do Ensino Superior iniciou-se entre os anos 1980 a 1990. Mas só foi possível concretizar esta ideia no final dos anos 90. Durante esta pesquisa sobre o Ensino Superior na Guiné Bissau, foi constatado que, na verdade ele surgiu tardiamente em Guiné Bissau, em relação a Portugal e às outras colônias devido ao pouco interesse dos colonizadores portugueses. Quanto ao poder político, percebemos que, em Guiné Bissau, este não compreendeu o processo do Ensino Superior como sendo uma das prioridades para desenvolvimento de um país. |
Descripción : | TAMBA, Tino. Ensino superior na Guiné Bissau depois da independência entre 1974-2012. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016. |
URI : | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2911 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Bacharelado em Humanidades |
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