Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2917
Título: Alambamentos contemporâneos: implicações do casamento tradicional entre jovens das comunidades rurais de Angola
Autor(es): Fortunato, Afonso Domingos Da Costa
Palavras-chave: Alambamento
Tradição
Zona rural
Desigualdade social
Data do documento: 2019
Citação: FORTUNATO, A. D. C. (2019)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações de determinadas práticas tradicionais na estruturação da sociedade angolana atual, observando tal processo a partir da trajetória dos jovens das comunidade rurais do país e sua relação com o casamento tradicional. O estudo proposto demanda, no nosso entendimento, uma abordagem da composição ritualística dessa tradição em destaque, e nela a forma como é concebida e efetivada a iniciação das pessoas em certa faixa etária, principalmente as mulheres jovens. Entendemos que essa proposta de pesquisa pode contribuir para aprofundarmos a compreensão sobre a instituição do chamado “casamento tradicional” em Angola e, mais especificamente, suas implicações sociais e psicológicas na vida de adolescentes das comunidades rurais deste país, de maneira a trazer um olhar crítico sobre essa dinâmica das relações locais, observando os papéis desempenhados ou pensados para os diferentes sujeitos que delas fazem parte. no caso desse estudo, nos propomos a analisar os dados e estudos existentes nos âmbitos nacionais e internacionais referentes à estrutura da sociedade angolana bem como os índices sociais, de modo a entender não apenas a organização dessa sociedade, mas também a dinâmica de seu funcionamento. Junto a isso também procuraremos observar os símbolos e costumes da cultura local, por entender que esses elementos são fundamentais na formação da mentalidade e do comportamento da população nos seus diferentes extratos. Para tanto, recorreremos aos jornais, revistas, artigos, os quais nos permitiram acessar dados objetivos, mas também um pouco das subjetividades presentes no cotidiano ao qual esses meios procuram retratar. Como embasamento e suporte conceitual para esse projeto, trabalharemos com as pesquisas bibliográfica, documental, assim como o métodos misto, qualitativo e quantitativo. Esperamos que a investigação proposta possa contribuir com o debate no que tange a criação de ações e políticas públicas voltadas para se pensar as trajetórias e as perspectivas da camada juvenil no país como um todo, e mais especificamente nas comunidades rurais angolanas, uma vez que esses sujeitos acabam sendo incumbidos de expressiva responsabilidade social a partir da sua determinação ao casamento.
Descrição: FORTUNATO, Afonso Domingos Da Costa. Alambamentos contemporâneos: implicações do casamento tradicional entre jovens das comunidades rurais de Angola. 26 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2019
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2917
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AFONSO FORTUNATO.pdf2019_proj_adcfortunato.pdf.307,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.