Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2929
Título: A afirmação da identidade africana e negra na diáspora a partir do movimento hip hop.
Autor(es): Gomes, Alessander Patrick Correia
Palavras-chave: Identidade
Diáspora
Movement hip hop
PALOPS
Unilab
Data do documento: Mai-2018
Citação: GOMES, A. P. C. (2018)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar de que forma ocorre a afirmação da identidade africana e negra na diáspora a partir do movimento Hip Hop, com base na análise das visões e narrativas de rappers estrangeiros (provenientes dos PALOPs - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) que estão a morar nas cidades de Redenção e Acarape, estado do Ceará, Brasil, e que estudam na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Consiste numa produção imagética visual que apresenta as experiências dos depoentes em seu contexto atual de vida e as suas relações com o movimento Hip hop . As entrevistas tinham o propósito de investigar a relação entre cada entrevistado com as atuais cidades nas quais eles residem enquanto cursam o seu ensino superior no Brasil, o liame com os seu país de origem e o papel do movimento Hip Hop como uma ferramenta de vínculo e integração com a cultura e identidade africanas. A escolha desse tema se deu justamente porque existe uma carência de estudos sobre a diáspora africana no contexto das pequenas cidades e não das metrópoles, e também por uma necessidade de documentar esses fatos, dando assim durabilidade e legitimidade a esse tema de pesquisa, além de servir para criar um legado que, futuramente, ofertará aos outros pesquisadores dados de base confiáveis. Nossos principais referenciais teóricos foram Wellington Maciel (2017), Adriano Bueno da Silva (2010), Ana Claudia Florindo Fernandes et al. (2016), Maria Lúcia de Oliveira Santos (2005) e Mahomed Bamba (2007).
Descrição: GOMES, Alessander Patrick Correia. A afirmação da identidade africana e negra na diáspora a partir do movimento hip hop. 21 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção -CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2929
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDER PATRICK CORREIA GOMES Relatório_imagem_bhu.pdf2018_proj_apcgomes.pdf.224,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.