Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2934
Título: Preconceito e Islão: Influência dos meios de comunicação na construção e apresentação da imagem do islão nos pôs-atentados
Autor(es): Baldé, Amadú Saico
Palavras-chave: Islão
Mídia
Islamismo - Preconceito
Colonialidade
Religião - Estereótipos
Data do documento: 2018
Citação: BALDÉ, A. S. (2018)
Resumo: O presente projeto pesquisa, objetiva compreender a imagem que a mídia constrói sobre islão e seguidores/a do islamismo após os atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center e do ataque a Charlie Hebdo em 07 de janeiro de 2015. Por isso, pretende-se analisar conteúdos de duas instituições midiáticas, nomeadamente a TV Globo e a Folha de São Paulo, a fim de identificar as representações associadas ao islão e a seus/as adeptos nos diferentes episódios expostos nessas notícias e verificar os possíveis estereótipos veiculados nessas notícias a respeito do Islão e os/as seus/as adeptos/as. A pesquisa será de caráter qualitativo, nos primeiros momentos, será construída metodologicamente através de uma pesquisa bibliográfica, isto é, se baseará nos diferentes livros, revistas, teses, monografias e artigos ligados a essa temática. Em seguida, com o intuito de concretizar, na prática, cada um dos objetivos propostos, serão analisados através do método da Hermenêutica de Profundidade (HP), os conteúdos midiáticos que abordaram acerca do Islamismo e dos/as seus/as adeptos/as, após os atentados terroristas de 11 de setembro e de 15 de janeiro. Serão coletados para a análise as matérias disponíveis até nos dias atuais para público nos sites das duas instituições midiáticas supracitadas. Espera-se que o presente projeto, assim como a posterior pesquisa, será de imenso valor para as pesquisas futuras. Visam proporcionar uma compreensão apurada de como a mídia pode servir como um dos elementos de suporte para a colonialidade de poder e de saber no mundo contemporâneo e possibilitar as pessoas a terem informações suficientes, eficazes para que possam posicionar-se da melhor maneira nas suas análises e para poderem tirar ilações eficientes nos assuntos relacionados ao terrorismo, a mídia e a religião islâmica.
Descrição: BALDÉ, Amadú Saico. Preconceito e Islão: Influência dos meios de comunicação na construção e apresentação da imagem do islão nos pôs-atentados. 45 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção - CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2934
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMADÚ SAICO BALDÉ TCC.pdf2018_proj_asbaldé.pdf.837,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.