Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2957
Título: Os benefícios da capoeira para a comunidade de Olho D’água dos Constantinos, Redenção, (CE)
Autor(es): Silva, Antonio Edmar Castelo Branco Costa
Palavras-chave: Capoeira
Benefícios
Olho D'água dos Constantinos
Camuá capoeira
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, A. E. C. B. C. (2017)
Resumo: O presente projeto propõe uma pesquisa com os jovens e adultos que praticam capoeira na Comunidade de Olho D’água Dos Constantinos, em Redenção (CE). O objetivo é analisar os possíveis benefícios, sejam eles físicos, psicológicos, culturais e sociais, que a capoeira tem oferecido às crianças, jovens e adultos desta comunidade A prática da capoeira na comunidade de Olho D’Água existe há mais de três anos e foi introduzida pelo grupo de Capoeira Água de Beber, através do projeto “Eu, Você a Escola e a Capoeira (EVEC)”, iniciativa que visava gerar nos jovens o interesse em participar do meio cultural, através do ensino da capoeira. Porém no início do ano de 2017, houve uma reestruturação dentro do grupo, ocorrendo a saída de Alguns mestres e professores, o que gerou a criação e o nascimento do grupo Camuá Capoeira, que deu continuidade ao projeto social anterior, realizando algumas alterações importantes, as quais uma delas foi a mudança do nome do projeto para “ABC do Camuá” (Aprender, Brincar e Crescer). Durante este período de mais de três anos de presença da capoeira na comunidade, muitas crianças e jovens foram envolvidos e iniciados como capoeiristas, além de muitas famílias terem acolhido a capoeira como prática esportiva e cultural para seus filhos. Para que possamos ter êxito na obtenção de dados, adotamos a pesquisa bibliográfica, por meio de leitura e análise de artigos científicos, publicações em e-books, sites, livros, etc. Também adotaremos a observação participante nas atividades do grupo Camuá na comunidade, bem como faremos entrevistas com alguns mestres, professores, alunos, pais, familiares envolvidos com a prática da capoeira. Outra ferramenta de coleta e análise dos dados importante será o registro fotográfico de treinamentos, rodas, oficinas eventos de capoeira em Olho D’água dos Constantinos. Com isso, buscamos respostas para nossa pesquisa e esperamos poder, de alguma forma, dar um retorno positivo para aquelas pessoas que participam de nossa pesquisa, os moradores, pais, alunos e professores de capoeira, que abriram o espaço da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Francisco Januário Da Costa, na comunidade de Olho D’água Dos Constantinos, Redenção – Ce, onde ocorre o trabalho social, voltado para todos os moradores da comunidade e que acontece sob a coordenação de mestres e professores do Grupo Camuá Capoeira.
Descrição: SILVA, Antonio Edmar Castelo Branco Costa. Os benefícios da capoeira para a comunidade de Olho D’água dos Constantinos, Redenção, (CE). 22 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2957
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO EDMAR CASTELO BRANCO COSTA SILVA TCC bhu.pdf2017_proj_aecbcsilva.pdf.423,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.