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Título: (RE) Afirmando direitos: Uma etnografia da luta quilombola por acesso e permanência no ensino superior cearense – Caso Unilab
Autor(es): Ferreira, Antonio Jeovane da Silva
Palavras-chave: Política afirmativa
Quilombolas
Ensino superior
Unilab
Ceará
Data do documento: 26-Out-2021
Citação: FERREIRA, A. J. S. (2021)
Resumo: Dissertação trata de um estudo etnográfico acerca do trajeto de luta e de mobilização quilombola por acesso e permanência no ensino superior público no estado do Ceará, particularmente no âmbito da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A constituição desse campo analítico traz à baila as discussões, os tensionamentos e os diálogos construídos para a efetivação de uma política afirmativa que contempla as especificidades quilombolas no ensino superior. No final de 2017, após a formação de alianças internas e externas estabelecidas entre o Movimento Quilombola, docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e a Pró-Reitoria de Graduação da Unilab, a instituição publicou o edital no 33/2017 que orientou a realização do seu primeiro Processo Seletivo Específico para o ingresso de Indígenas e Quilombolas. A partir da entrada dos primeiros universitários quilombolas, diferentes demandas foram sendo apresentadas, desde aspectos simbólicos e financeiros como também a expansão de vagas para todos os cursos de graduação e pós-graduação na Unilab. Para compreender essa questão, este estudo entrelaça uma perspectiva etnográfica que capta a pluralidade de experiências vivenciadas por esses estudantes na esfera universitária. Quanto à coleta de dados, esta se alinhou à observação participante, diário de campo, aos registros fotográficos e as entrevistas. Como a pesquisa foi atravessada por uma crise pandêmico-sanitária, impossibilitando contatos presenciais, agregamos ao estudo elementos analíticos advindos dos meios digitais, tais como: capturas de tela, mensagens de texto, chamadas de voz via WhatsApp e também análise de áudios, documentos e gravações de reuniões realizadas pelo Google Meet. As entrevistas, em particular, ocorreram com 06 estudantes que ingressaram nas entradas referentes à 2017.2, 2018.1 e 2018.2 e estão matriculados nos cursos de maior predominância como Agronomia, Antropologia, História e Pedagogia. O conjunto de dados analisados aponta que o acesso à Unilab perpassa múltiplos aspectos como as pressões exercidas pelo movimento quilombola, a organização político-estudantil, bem como as estratégias para permanecer no âmbito universitário tendo como marcadores a construção de redes de solidariedade, cooperação, alianças com outros segmentos étnico-raciais e as contínuas reivindicações por melhores condições de permanência e formação.
Descrição: FERREIRA, Antonio Jeovane da Silva. (RE) Afirmando direitos: Uma etnografia da luta quilombola por acesso e permanência no ensino superior cearense – Caso Unilab. 202 f. Dissertação (Pós-graduação) - Programa associado de pós-graduação em Antropologia. Universidade Federal Do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional Da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2968
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