Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2989
Título: Estabilidade democrática e governativa na África Subsaariana: powersharing como alternativa, os casos de Guiné-Bissau e Nigéria
Autor(es): Suma, Nando Paulo
Palavras-chave: Estabilidade social - África Subsaariana
Guiné-Bissau - Relações exteriores - Nigéria
Nigéria - Relações exteriores - Guiné-Bissau
Data do documento: 4-Ago-2022
Citação: SUMA, N. P. (2022)
Resumo: O trabalho aborda o fenômeno de instabilidade democrática e governativa na África Subsaariana no período subsequente das independências da maioria dos países desta região e com foco nos dois casos exemplares: Guiné-Bissau e Nigéria. Neste artigo, sugerimos hipoteticamente que o uso de Powersharing - formas constitucionais de compartilhamento de poderes entre diferentes atores políticos e segmentos da sociedade pluricultural contribui para que exista um clima de estabilidade política e governativa bem como efetiva consolidação da democracia nestes contextos de pós-guerra e sociedades com grande diversidade sociocultural. Os procedimentos metodológicos aqui utilizados se baseiam em estudo de caso através de pesquisa bibliográfica.
Descrição: SUMA, Nando Paulo. Estabilidade democrática e governativa na África Subsaariana: powersharing como alternativa, os casos de Guiné-Bissau e Nigéria. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2989
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_nandosuma.pdf2022_arti_nandosuma.pdf369,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.