Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3001
Título: História e cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil a partir da contação de histórias
Autor(es): Batista, Gabriele de Jesus
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino
Educação Infantil - Candeias (BA) - Relações étnicas
Professores de Educação Infantil - Formação - Candeias (BA)
Data do documento: 21-Jul-2022
Citação: BATISTA, G. J. (2022)
Resumo: O presente relatório objetiva apresentar as atividades realizadas no projeto de intervenção pedagógica “História e cultura afro-brasileira e africana na educação infantil a partir da contação de histórias”, bem como refletir sobre seus resultados. O projeto teve como principal objetivo compartilhar experiências exitosas com a temática e oferecer repertórios sobre história e cultura afro-brasileira e africana por meio da contação de histórias a docentes que atuam na educação infantil, para que possam fortalecer seu trabalho pedagógico. Especificamente, objetivou-se: identificar a percepção das docentes quanto à relevância do estudo da cultura Africana e Afro-Brasileira e envolvê-las em atividades lúdicas pedagógicas a partir da Audioteca do projeto de Extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brinquedoteca de Histórias: contação de histórias e vivências lúdicas de letramento na infância. Metodologicamente, em um primeiro momento realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico que se orientou pela seguinte questão: como a contação de histórias afro-brasileira e africana na Educação Infantil, pode fortalecer a identidade e autoestima de crianças negras? E a partir das informações levantadas, construímos o projeto. A ação pedagógica contou com a colaboração de uma docente da rede pública, da cidade de Candeias- BA, responsável por duas turmas do grupo 4 da educação infantil. Em virtude da Pandemia de COVID-19, o referido projeto aconteceu de forma remota, por meio de oficinas temáticas, realizadas via plataforma digital Google Meet, entre os meses de julho e setembro de 2021. Os resultados obtidos apontam que os objetivos traçados foram alcançados, pois revelam indícios da apropriação da temática pela professora colaboradora, que reverberaram em mudanças significativas na atuação e na prática pedagógica da docente.
Descrição: BATISTA, Gabriele de Jesus. História e cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil a partir da contação de histórias. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3001
Aparece nas coleções:Relatórios - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_rela_gabrielebatista.pdf2022_rela_gabrielebatista.pdf901,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.