Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria Telma Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T15:44:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T15:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, M. T. P. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3006 | - |
dc.description | PEREIRA, Maria Telma Pedro. Intervenção da cultura do saber-fazer tapioca (beiju) para dentro dos muros escolares: um olhar da etnomatemática no assentamento do Planalto do Retiro. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa nasce da observação que a educação cultural (educação do Campo) do assentamento não está no espaço escolar como uma possibilidade de ensino que é garantida por leis e decretos. O objetivo geral desta proposta está em analisar os saberes-fazeres matemáticos culturais existentes na produção do (beiju) de goma seca, e implementar no currículo escolar local, como uma ferramenta para o ensino da matemática escolar. Os saberes culturais do beiju de goma seca no ambiente escolar do assentamento do Planalto Retiro/RN são uma via de reescrever as origens da/os moradora/es do assentamento no currículo escolar e assim visibilizar a cultura local e os ensinamentos de gerações passadas, que estão presentes no cotidiano do assentamento e para além disso, são uma possibilidade da implementação da lei da Educação do Campo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática - Planalto do Retiro (Touros, RN) | pt_BR |
dc.subject | Tapiocas - Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.title | Intervenção da cultura do saber-fazer tapioca (beiju) para dentro dos muros escolares: um olhar da etnomatemática no assentamento do Planalto do Retiro | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_arti_mariapereira.pdf | 2022_arti_mariapereira.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.