Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3014
Título: A participação política das mulheres na diplomacia dos PALOPs: das lutas pela libertação nacional aos estados pós-coloniais
Autor(es): Mata, Elvira Fernandes Mendes da
Palavras-chave: Diplomacia
Mulheres na política - África
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
Data do documento: 6-Jul-2022
Citação: MATA, E. F. M. (2022)
Resumo: As discussões sobre a baixa presença das mulheres nos espaços de tomada de decisão, principalmente em cargos políticos tanto a nível doméstico como internacional, têm despertado crescente interesse e visibilidade. De fato, as abordagens feministas e a temática de participação política das mulheres, têm ganhado cada vez mais espaço no debate público internacional. O presente trabalho, tendo como ponto de partida às questões da desigualdade de gênero, discute a participação política das mulheres nos espaços de tomada de decisão nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) à luz de debates teóricos-conceituais das teorias feministas das Relações Internacionais e dos feminismos africanos. No que tange à metodologia, a presente pesquisa tem caráter exploratório e qualitativo. O trabalho é construído com base em uma revisão bibliográfica crítica sobre os feminismos nas RI, os feminismos africanos e a participação política das mulheres nas lutas pela libertação nacional e nos espaços diplomáticos. O trabalho evidencia que, no contexto dos PALOPs, apesar das mulheres terem tido uma participação ativa nos processos de luta pela libertação nacional contra o colonialismo português, elas não tiveram o reconhecimento desse papel e efetivação de seus direitos de participação política nos Estados pós-coloniais. Assim, durante a formação das primeiras estruturas governamentais dos Estados pós-coloniais, as mulheres foram, em grande medida, excluídas da participação dessa construção e não ocuparam de maneira representativa os cargos de poder e de tomada de decisão, o que evidencia a perpetuação do patriarcado e do colonialismo nessas sociedades. A partir das abordagens feministas africanas e das RI, conclui-se que as mulheres precisam ter representatividade também nos espaços diplomáticos para que possamos construir um sentido feminista e africano da política internacional e combater a perpetuação do patriarcado no sistema internacional e nos Estados pós-coloniais.
Descrição: MATA, Elvira Fernandes Mendes da. A participação política das mulheres na diplomacia dos PALOPs: das lutas pela libertação nacional aos estados pós-coloniais. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3014
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_elviramata.pdf2022_arti_elviramata.pdf300,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.