Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3019
Título: Transnacionalização de lutas contra-hegemônicas nas Relações Internacionais: o caso do Movimento Zapatistas, no México, e do Movimento Pela Sobrevivência do Povo Ogoni, na Nigéria
Autor(es): Santiago, Milena Santos
Palavras-chave: Movimentos antiimperialistas
México - Política e governo
Nigéria - Política e governo
Relações internacionais - Sociologia
Data do documento: 2-Ago-2022
Citação: SANTIAGO, M. S. (2022)
Resumo: Quais as aproximações e/ou distanciamentos entre os Movimento Zapatista, no México, e o Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni, na Nigéria, incorporados pelas chamadas lutas antiglobalização e altermundistas? Esta monografia propõe uma abordagem teórico-metodológica baseada nos constructos epistemológicos da Globalização e da Sociologia das Relações Internacionais para compreender como se configura a transnacionalização de contestações contra-hegemônicas em uma lógica de agências no cenário internacional, cada vez mais, multilateral e interdependente. Estes dois movimentos em questão trazem elementos materiais e simbólicos próprios na busca constante por afirmação identitária, autonomia, igualdade, liberdade, democracia e justiça à nível global, apresentando possibilidades de mundos alternativos em meio a uma (des)ordem multidimensional, historicamente, violenta, coberta por ideais do colonialismo, da modernidade e do neoliberalismo.
Descrição: SANTIAGO, Milena Santos. Transnacionalização de lutas contra-hegemônicas nas Relações Internacionais: o caso do Movimento Zapatistas, no México, e do Movimento Pela Sobrevivência do Povo Ogoni, na Nigéria. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3019
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_milenasantiago.pdf2022_mono_milenasantiago.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.