Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3023
Título: Mudanças climáticas no continente africano: sustentabilidade ambiental e o caso da Grande Muralha Verde
Autor(es): Miranda, Quézia Moreno Gomes Pereira
Palavras-chave: Mudanças climáticas - Política governamental - África
Projeto Grande Muralha Verde
Sustentabilidade e meio ambiente - África
Data do documento: 29-Jul-2022
Citação: MIRANDA, Q. M. G. P. (2022)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de mudanças climáticas e seus impactos na sociedade africana, especialmente de uma iniciativa que vem sendo implementada para diminuir o agravamento desse quadro, o projeto da Grande Muralha Verde. O artigo está dividido em quatro partes, uma breve introdução na primeira parte. Na segunda se apresenta a relação entre meio ambiente e mudanças climáticas no sistema internacional. Depois se aborda o conceito de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas; e algumas críticas ao conceito de desenvolvimento sustentável. Na terceira parte do artigo se faz uma reflexão sobre as mudanças climáticas no continente africano. Finalmente se apresenta a iniciativa transnacional da Muralha Verde. Encontra-se que apesar de ser um projeto muito importante e ambicioso ainda tem suas limitações, no que tange a resolução dos problemas ligados às mudanças climáticas. A metodologia foi qualitativa, de revisão de literatura, pesquisa documental e bibliográfica.
Descrição: MIRANDA, Quézia Moreno Gomes Pereira. Mudanças climáticas no continente africano: sustentabilidade ambiental e o caso da Grande Muralha Verde. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3023
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_queziamiranda.pdf2022_arti_queziamiranda.pdf498,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.