Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3024
Título: A política externa dos Estados Unidos para as mudanças climáticas durante o governo Donald Trump
Autor(es): Mendes, Xavier Sanca
Palavras-chave: Estados Unidos - Política e governo - 2017-2021
Estados Unidos - Relações exteriores
Mudanças climáticas - Política governamental - Estados Unidos
Data do documento: 2-Ago-2022
Citação: MENDES, X. S. (2022)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo examinar a política externa dos Estados Unidos para as mudanças climáticas durante o governo Trump. O trabalho começa com a discussão da temática ambiental e apresenta a mudança climática como um problema global e a sua inclusão na agenda das Nações Unidas. Foram destacados os primeiros arranjos internacionais de combate às mudanças climáticas, as grandes conferências realizadas pelas Nações Unidas (o Rio 92, o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris). Por outro lado, destaca-se o discurso do ex-presidente Donald Trump e os impactos da sua política climática. A produção desse trabalho foi baseada numa metodologia qualitativa, e fundamentada na revisão bibliográfica e pesquisa documental na qual as fontes primárias também trouxeram grandes contribuições obtidas a partir conferências organizadas pelas as Nações Unidas, através da UNFCCC e o relatório do Grantham Research Institute on Climate Change da London School, que apresenta uma análise profunda do discurso do Trump, e os efeitos da sua política climática. Em termos dos resultados, conclui-se que a política climática da administração Trump é do cunho nacionalista, isolacionista e descomprometida com os arranjos internacionais da UNFCCC, concomitantemente incentiva os Estados que têm dúvidas sobre as mudanças climáticas a preterirem à adoção das políticas em prol da mitigação de mudanças climáticas a declinarem suas contribuições. Tendo em conta que as mudanças climáticas se tratam de um assunto global e transnacional, precisam ser tratadas nos fóruns internacionais, como é o caso por exemplo do Acordo de Paris, onde as políticas globais são produzidas para o seu enfrentamento.
Descrição: MENDES, Xavier Sanca. A política externa dos Estados Unidos para as mudanças climáticas durante o governo Donald Trump. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3024
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_xaviermendes.pdf2022_mono_xaviermendes.pdf420,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.