Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3031
Título: As marcas lexicais das línguas africanas nas receitas de cozinha baiana
Autor(es): Boa Morte, Diana dos Santos
Palavras-chave: Culinária brasileira - Bahia
Línguas africanas - Lexicografia
Língua portuguesa - Africanismos
Data do documento: 3-Ago-2022
Citação: BOA MORTE, D. S. (2022)
Resumo: Angola é um país africano que contém um quadro linguístico amplo e ao mesmo tempo complexo. A vinda dos povos africanos ao Brasil influenciou de forma explicita no português brasileiro e em especial no léxico. O termo léxico pode ser compreendido como um acervo de palavras de uma língua. As línguas africanas em especifico as angolanas contém um quantitativo de léxico muito amplo. Diante desse conhecimento surgiu a curiosidade de conhecer algumas palavras que são originárias das línguas angolanas. Observa-se que há muitos traços das influências africanas na variedade local, daí que se questiona: Como se manifestam as interferências lexicais na variedade brasileira do português? Entende-se que a presença africana em contexto das Américas influenciou não apenas no léxico da culinária baiana, mas também em outras áreas da vida em sociedade; As línguas bantu são as que mais contribuíram na formação da variedade brasileira do português, tal como apontam os estudos de Petter (2015), Fiorin e Petter (2008) e Galves, Garmes e Ribeiro (2009). A escolha do tema e do título desta pesquisa busca identificar esses rastros das línguas africanas na culinária brasileira, em especial na culinária baiana. A pesquisa tem como objetivo geral conhecer o léxico da língua africana que foi introduzida no português brasileiro. Os objetivos específicos são: apresentar conceitos sobre língua, cultura, léxicos, influencias linguísticas entre outros; analisar as palavras de origem africana; explicar a influência das línguas africanas no português brasileiro. A pesquisa é relevante porque nos ajuda na compreensão da formação da variedade brasileira do português e permite que possamos compreender a relevância da presença africana na constituição e formação do povo do Brasil. A pesquisa é relevante porque nos ajuda a conhecer as palavras vindas das línguas africanas e que carregam elementos da cultura e das tradições africanas. A pesquisa contribui para a compreensão da história africana e das origens do povo brasileiro que em muito se relacionam com a história do povo africano. A elaboração da pesquisa foi feita através de recolhimento de receitas da gastronomia baiana para conhecer e identificar as palavras que são de origem africanas que estão no léxico do português brasileiro. Mediante a pesquisa verificamos que há palavras de origem africana nas receitas baiana. O estudo com as receitas em sala de aula suscita atividades que podem desenvolver habilidades de leitura, de escrita assim como da compreensão da História e da Cultura afro-brasileira, efetivando a Lei n° 10.639/2003 que é obrigatória no ensino fundamental e médio do Brasil.
Descrição: BOA MORTE, Diana dos Santos. As marcas lexicais das línguas africanas nas receitas de cozinha baiana. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3031
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_dianaboamorte.pdf2022_mono_dianaboamorte.pdf656,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.