Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3033
Título: A música como possibilidade de ampliação de letramentos: a cultura de Santo Amaro (BA) em foco
Autor(es): Gonçalves, Heliomara Santos
Palavras-chave: Letramento - Aspectos sociais - Santo Amaro (BA)
Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil
Música na escola - Santo Amaro (BA)
Data do documento: 5-Ago-2022
Citação: GONÇALVES, H. S. (2022)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do ensino de música nas escolas brasileiras, tendo como foco a cidade de Santo Amaro (BA). No entanto, muito embora o ensino de música seja uma lei, ela ainda não saiu do papel. Esse fato evidencia que a música ainda não conta com a devida valorização ao não ter sido incluída diretamente nas grades curriculares das escolas. A partir do propósito de evidenciar a importância do ensino de música para as práticas de letramentos na educação básica, interrelacionando-as com a cultura dos estudantes, por meio do presente estudo científico serão apresentados a cultura/ e a história de Santo Amaro (cidade situava no Recôncavo Baiano), os benefícios e desafios para implementação da lei e duas a sequências didáticas, com o intento de demonstrar as possibilidades didáticas que a música proporciona. A pesquisa teve um caráter qualitativo e documental. Ademais contou com os estudos de Lúcia Cyranka (2018), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004) e Carlos Alberto Faraco (2008) como os principais expoentes que subsidiaram o referencial teórico.
Descrição: GONÇALVES, Heliomara Santos. A música como possibilidade de ampliação de letramentos: a cultura de Santo Amaro (BA) em foco. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3033
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_heliomaragoncalves.pdf2022_mono_heliomaragoncalves.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.