Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3034
Título: Letramento de jovens em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
Autor(es): Souza, José Raimundo Fonseca de
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - São Francisco do Conde (BA)
Letramento - Aspectos sociais - São Francisco do Conde (BA)
São Francisco do Conde (BA) - Condições sociais
Data do documento: 29-Jul-2022
Citação: SOUZA, J. R. F. (2022)
Resumo: O objetivo geral da presente monografia é, a partir da análise de um caso concreto, refletir sobre a situação de vulnerabilidade social vivida por milhões de brasileiros que desencadeia um processo de exclusão em série e atinge potencialmente as camadas menos privilegiadas, trazendo como consequência à educação – entendido como um elementar direito social – a evasão escolar. Acompanhando a realidade vivida por um jovem morador do município de São Francisco do Conde (BA), foi possível ter uma dimensão das causas que levam outros jovens, que vivem em condições semelhantes, a abandonarem a escola. A partir dessa observação, foi possível demonstrar, com elementos probatórios, que a ampliação das práticas de letramentos dessas pessoas segue sendo possível, com métodos como os aplicado pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que sejam respeitados os seus conhecimentos prévios e oferecido um cardápio de possibilidades de aprendizado, que lhes sejam atraentes, contemplando assim o objetivo específico deste documento. A metodologia desse trabalho científico teve como alicerce a pesquisa bibliográfica, a realização de entrevistas e a observação de atividades pedagógicas produzidas pelo sujeito do estudo de caso. A análise de todo esse acervo, portanto, conduziu às conclusões, as quais versaram sobre a relação causa x soluções da problematização apresentada no tema deste trabalho. Tudo isso culminou na elaboração de uma Minuta de Projeto de Lei encaminhado ao Poder Legislativo deste município, objetivando a formulação de políticas públicas para minorar esse problema.
Descrição: SOUZA, José Raimundo Fonseca de. Letramento de jovens em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3034
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_josesouza.pdf2022_mono_josesouza.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.