Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3041
Título: Análise dos materiais didáticos do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Primário na Guiné-Bissau
Autor(es): Coelho, Alzira
Palavras-chave: Materiais didáticos
Língua portuguesa
Guiné-Bissau
Data do documento: 3-Ago-2022
Citação: COELHO, A. (2022)
Resumo: A Guiné-Bissau é um país africano composto por povos bantu com hábitos e tradições culturais herdados dos antepassados. Foi colonizado por Portugal e lutou pela indepedência proclamada em 1973. Existe uma educação local (dita tradicional) e outra moderna (dita formal) que em muitos momentos não dialogam mesmo formando o mesmo individuo. Em ambos os espaços há uma tentativa de formar o cidadão moldando suas formas de ser e estar em sociedade. Desse modo, o papel na educação da criança não se dá apenas aos pais, mas também a comunidade. A educação é indispensável e fundamental para o presente e para o futuro. O Estado guineene deve criar condições para que a educação seja eficiente e de qualidade. A Lei de Base do Sistema Educativo estrutura a educação em: não formal e formal. A Guiné-Bissau enfrenta vários desafios no âmbito educativo, apesar das reformas educacionais não conseguirem reduzir as altas taxas de analfabetismo, do fracasso escolar, a falta de infraestrutura e a evasão escolar. Em muitos momentos, a escrita é o grande encalço. Ela é recente e é artificial e “não representa a fala, pois é uma modalidade específica de comunicação que é aprendida na escola” (NAMONE, TIMBANE, 2018). O presente trabalho tem como objetivo analisar os manuais do ensino de português no primeiro ciclo do ensino primário na Guiné-Bissau. Os manuais didáticos são de suma de importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos e auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, se questiona como os materiais de ensino de português estão organizados e quais as melhorias que podem ser feitas para uma educação de qualidade? E, com isso analisamos as diferentes obras dos autores que debruçaram sobre tema, dentre eles Bandeira (2009), Lemle (2009), Marcushi (2010), Cagliari (2008), Soares (2018), Santos (2017), Freire (1996), Barreto (2014), Namone e Timbane (2018). Nessa pesquisa utilizamos para análise crítica os livros escolares de língua portuguesa de 1º a 4º anos. Os manuais em análise foram aprovados pelo Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação e foram distribuídos em escolas de Bissau e região de Bafatá. Fizemos análise dos manuais, o que nos permitiu concluir que os manuais ensinam apenas a escrita e leitura. A pesquisa mostra que os materiais didáticos incentivam atividades de cópia e não podem ser confundidas com as aulas da língua portuguesa. Da pesquisa se concluiu que os Professores devem saber distinguir uma atividade da escrita de uma atividade do ensino da leitura, visto que, há uma diferença bem grande entre a língua falada e língua escrita, elas são duas modalidades bem distintas e seguem um processo bem diferente quanto ao ensino-aprendizagem.
Descrição: COELHO, Alzira. Análise dos materiais didáticos do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Primário na Guiné-Bissau. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3041
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_alziracoelho.pdf2022_mono_alziracoelho.pdf780,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.