Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3077
Título: Análise da autoestima em mulheres durante o período gestacional: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Alves, Alane Rebeca de Souza
Palavras-chave: Autoestima
Gestante
Gravidez
Data do documento: 11-Jul-2017
Citação: ALVES, A.R.S. (2017)
Resumo: O período gestacional acarreta para a mulher grandes transformações em seus diversos aspectos biopsicossociais, podendo se tornar um evento desencadeador de mudanças também na sua autoestima. Sendo assim, o presente estudo buscou conhecer quais as considerações apresentadas pela literatura sobre a autoestima em mulheres durante o período gestacional. O método de pesquisa utilizado para alcançar o objetivo proposto foi a revisão integrativa. Foram realizadas buscas nas bases de dados LILACS, Pubmed, Medline, BDENF, Scielo e Cochrane no período de Janeiro de 2017. Após a adoção de critérios de inclusão e exclusão compuseram a amostra final 13 estudos. Os resultados apontam para fatores que podem influenciar de forma positiva e negativa a autoestima da gestante. Os principais fatores encontrados que exercem influência negativa na autoestima da gestante foram: baixa escolaridade, menor renda e ausência do parceiro. Ao passo que, a prática de atividade física, maior grau de escolaridade e maior renda têm influenciado de forma positiva a autoestima das mulheres grávidas. Os estudos que abordam e investigam essa temática ainda são escassos, o que reforça a necessidade de que outras pesquisas sejam realizadas devido a grande relevância desse assunto. Pois, já se sabe que a autoestima elevada favorece o desempenho do papel materno, o vínculo entre mãe e filho e também a saúde da mãe e feto.
Descrição: ALVES, Alane Rebeca de Souza. Análise da autoestima em mulheres durante o período gestacional: uma revisão integrativa da literatura . 2017. 17 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3077
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALANE REBECA TCC ARTIGO.pdf2017_art_ardesalves.pdf488,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.