Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3098
Título: Histórias de lá e daqui: A representação do negro na literatura infantil brasileira
Autor(es): Pimenta, Scyla Pinto Costa
Palavras-chave: Relações raciais
Literatura infantil
Valença (BA)
Personagens negros - Literatura infantil
Data do documento: 23-Jun-2016
Citação: PIMENTA. S. P. C (2016)
Resumo: Esta pesquisa busca analisar, em seus aspectos textuais e iconográficos, os personagens negros dos livros de literatura infantil escritos após 2003, ano da implementação da Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médios. A Lei surgiu da demanda pelo fortalecimento da identidade afrodescendente através da valorização da contribuição da cultura africana na história do Brasil. Os debates e as mudanças educacionais propostos na Lei se voltam mais diretamente aos livros didáticos, porém também os livros de literatura são importantes instrumentos para a construção da valorização, reconhecimento e pertencimento do negro na sociedade brasileira. A pesquisa utilizou como amostra os livros do acervo da Biblioteca Municipal Rui Barbosa, em Valença, Bahia.
Descrição: PIMENTA, Scyla Pinto Costa. Histórias de lá e daqui: A representação do negro na literatura infantil brasileira. 2016. 48 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico- Raciais, Instituto Educação a distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3098
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Scyla Pinto Costa Pimenta.pdf2016_mono_spcpimenta.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.