Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3101
Título : Políticas públicas para a promoção de educação superior para a terceira idade
Autor : Alves, Claudio Renan Rodrigues
Palabras clave : Ensino superior
Idoso
Políticas públicas
Fecha de publicación : 16-ago-2019
Citación : ALVES, C. R. R. (2019)
Resumen : Objetivo principal, identificar e analisar quais os principais fatores que tem levado pessoas da terceira idade a se matricularem nos cursos de nível superior em nosso país. A metodologia dar-se por meio de uma revisão de literatura, abrangendo artigos e livros que tratam sobre o conceito de idoso e ensino superior no Brasil. Além de análises das leis do estatuto do idoso, também recorreu-se a pesquisas estatísticas com dados de alguns institutos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir dessa investigação foi possível constatar que no Brasil hoje há cerca de 26,7 mil universitários com idade acima dos 60 anos de idade, e isso representa apenas 0,57% do total de matriculados. A presença do idoso no ensino superior no Brasil, ainda carece de estudos, discussões e pesquisas. Não há literaturas especificas sobre o assunto que auxiliem em uma pesquisa mais ampla e aprofundada, embora seja um tema que esteja em expansão devido ao envelhecimento cada vez maior da população brasileira. Tais dados sinalizam assim, mudanças necessárias na legislação e nas políticas públicas de promoção da educação e qualidade de vida social.
Descripción : ALVES, Claudio Renan Rodrigues. Políticas públicas para a promoção de educação superior para a terceira idade. 2019. 21 f. projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3101
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CLAUDIO RENAN RODRIGUES ALVES TCC.pdf2019_proj_crralves.pdf508,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.